Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Seringal Bom Destino será centro de estudos de abelhas nativas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Seringal Bom Destino será centro de estudos de abelhas nativas

Vinte caixas com colmeias já foram implantadas no Seringal Bom Destino, previsão é chegar a 200 até metade do ano que vem (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Técnicos da Seaprof/Emater fazem o processo de multiplicação, que é responsável pelo crescimento do meliponário (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Acre está implantado no sítio histórico do Seringal Bom Destino, de Porto Acre, o primeiro Centro de Estudos de Abelhas Nativas do estado.  O trabalho no local já começou com a formação do meliponário, que é a coleção de colmeias de abelhas sem ferrão.

Já existem 20 caixas com abelhas que estão passando pelo processo de multiplicação. Essa é uma etapa importante, já que garante o crescimento do meliponário e evita que sejam retiradas mais colmeias da natureza. A intenção é chegar ao número de 200 colmeias.

Um dos profissionais responsáveis pela implantação é a extensionista da Emater, Maria Nogueira de Queiróz, e faz questão de deixar claro que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, as abelhas têm uma função de extrema importância para a biodiversidade do planeta, que vai muito além da produção de mel.

“O mel é apenas uma consequência da criação de abelhas, mas não é atividade fim. Quando a gente fala em cuidar e manter as abelhas protegidas é para que elas façam a polinização, que o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas”.

Centro vai capacitar quem tem interesse na criação de abelhas

Vinte caixas com colmeias já foram implantadas no Seringal Bom Destino, previsão é chegar a 200 até metade do ano que vem (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Vinte caixas com colmeias já foram implantadas no Seringal Bom Destino, previsão é chegar a 200 até metade do ano que vem (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O objetivo do Centro de Estudos de Abelhas Nativas é ser a referência no Acre para capacitação de quem tem interesse em investir na criação de abelhas.

“Não tínhamos um local adequado onde pudéssemos ensinar a atividade da criação de abelhas às pessoas que têm interesse. Aqui podemos reunir os produtores para que eles possam ser capacitados em todas as etapas da criação de abelhas e promover o crescimento da produção de mel no estado”, explica Edna Costa, coordenadora da cadeia produtiva do mel.

Além da viabilidade econômica, há ainda uma outra vantagem na produção de mel que é a possibilidade de pessoas mais idosas desenvolverem a atividade, uma forma de terapia. Outra aposta é que o local vai se tornar um ponto de turismo científico, com a visitação de estudantes e pesquisadores interessados no estudo de abelhas sem ferrão.

A estimativa é que o Centro de Estudos de Abelhas Nativas esteja em pleno funcionamento até junho de 2017.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464