Prevenir agravos na saúde da população acreana. Esta é uma das atribuições da Vigilância Sanitária do Estado, que foi homenageada na manhã desta sexta-feira, 5, durante sessão solene realizada na Assembleia Legislativa (Aleac), proposta pelo deputado estadual Heitor Júnior.
O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, o secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, bem como os servidores da área de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) e da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), participaram da solenidade no parlamento.
“Nossa missão é promover e proteger a saúde da população e intervir nos riscos decorrentes da produção e do uso de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, em ação coordenada com os municípios e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária [Anvisa], de acordo com os princípios do SUS [Sistema Único de Saúde], para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou Albertina Maria Costa, gerente do Departamento de Vigilância Sanitária Estadual.
Gemil de Abreu Júnior agradeceu o empenho dos servidores da Sesacre, e completou: “A vigilância tem uma importância fundamental na saúde. Fala-se muito de prevenção, e olhar para a vigilância e sua atuação é ver uma redução nos percentuais de doenças. O trabalho de vigilância em saúde está envolvido em tudo. Fico feliz por saber que temos uma equipe aguerrida e que se doa ao trabalho”.