Objetivo da ação coordenada pelo Hemoacre é elevar estoques das unidades no estado
Os servidores lotados na sede do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), no centro da cidade, chegaram cedo para o trabalho nesta sexta-feira,7, e saíram da rotina para fazer doação para a campanha Doe Sangue Salve Vidas.
A ação, coordenada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) tem como objetivo elevar os estoques do banco de sangue do Hemoacre e incentivar a cultura de doação de sangue entre os servidores.
“ Muitas vezes as pessoas querem doar mas não podem se deslocar até o Hemocentro, por isso utilizamos a unidade móvel ou realizamos campanhas externas como essa”, lembra a responsável pelo setor de captação do Hemoacre, Eliene Passos. ” Uma única doação pode salvar até quatro vidas, destacou Eliene.
O diretor presidente do Depasa, Zenil Chaves, falou sobre importância de apoiar à iniciativa o Hemoacre. “É uma ação louvável. Doar sangue é doar vida, é nosso dever colaborar”, destaca o presidente do Depasa, Zenil Chaves.
Além das ações e durante as campanhas externas, o Hemoacre mantém coletas de rotina realizadas nas unidades do hemocentro. Em Rio Branco, o Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, n° 2787, bairro Bosque, e funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h15, sem intervalo para almoço.
Quem pode doar
Maiores de idade em boas condições de saúde, pesando no mínimo 50 kg, bem alimentados e que tenham tido uma boa noite de sono. É necessário também apresentar um documento original com foto, como: RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, aplicativos do e-título e da CNH digital. Os homens podem doar sangue, regularmente, a cada dois meses e, as mulheres, a cada três meses.