Como objetivo de garantir a qualidade da água distribuída à população, o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Àgua e Saneamento (Depasa), iniciou nesta segunda-feira, 24, a segunda etapa da capacitação para profissionais que atuam no controle de qualidade da água nas estações de tratamento e laboratórios do Depasa em Rio Branco e no interior do estado.
Ministrada pela bióloga Adriana Evangelista da Luz e pelo geógrafo e técnico em química Haroldo Macário, a capacitação aborda conteúdos relativos à dosagem correta de produtos químicos, procedimentos de coleta de amostra da água e procedimentos de análise. A otimização de recursos e uso eficiente dos produtos são alguns dos resultados esperados. “Em atividades práticas mostramos, por exemplo, a maneira correta de usar o sulfato de alumínio, cuja quantidade depende de vários fatores, como o nível de turbidez (presença de partículas sólidas que interferem na transparência da água)”, explica Macário.
Voltada principalmente aos novos servidores, a capacitação é periódica e alcança, sempre, todos profissionais responsáveis pelo controle de qualidade da água distribuída aos usuários do Depasa. Em 2020, o trabalho começou no mês de julho, com a capacitação para servidores da capital e 18 municípios. Nesta segunda, reiniciou com o retorno da equipe responsável aos municípios de Bujari Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus, para avaliação da aprendizagem e aplicação do conhecimento à prática.
Em setembro, a equipe retorna ao Acre, e segue até alcançar todas as regiões do estado. “Concluído esse trabalho já vamos nos preparar para a etapa seguinte, que é levar a formação aos trabalhadores das unidades mais distantes do Depasa, em Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus”, lembra a bióloga Adriana Evangelista.
Qualidade dá água
O controle de qualidade é feito no momento em que a água entra na estação de tratamento. No Acre, o trabalho contínuo tem garantido água tratada dentro dos padrões recomendados.
Em atendimento à Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde, o Depasa realiza 162 análises ao mês. O relatório é repassado aos órgãos de vigilância Sanitária e Ambiental na capital e interior. Todos os dados são informados ao Sistema Nacional de Controle e Vigilância da Água (Siságua). O resultado das análises das amostras também é informado ao usuário na conta de água.
Para obter um controle mais rigoroso são feitas análises de amostras no reservatório e na rede. Os testes verificam nível de pH (que identifica se a água é ácida, neutra ou alcalina), turbidez (que reflete o grau de transparência), cor aparente (que mede o grau de coloração), cloro residual (utilizado no processo de desinfecção, que tem a função de eliminar agentes patogênicos causadores de doenças, tais como microrganismos), além dos parâmetros microbiológicos que avaliam a presença de coliformes totais e fecais, que indicam a existência de bactérias nocivas ou não no processo final de tratamento. Tudo dentro dos padrões exigidos pela legislação.
O cuidado com a qualidade da água envolve ações que vão desde a limpeza e manutenção das estações e reservatórios, bem como monitoramento e reparo de vazamentos que podem alterar a qualidade da água tratada e distribuída aos usuários do Depasa. “Até chegar à casa do usuário, a água percorre um longo caminho. Nosso cuidado diário é para que possamos garantir que água tratada chegue ao usuário com a qualidade exigida”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.