Nesta quinta-feira, 5, foi realizada uma capacitação para servidores do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) nomeados como fiscais e gestores, titulares e suplentes de contratos.
Os servidores participam da palestra sobre fiscalização e gestão de contratos, com foco nas práticas que permitam o controle, acompanhamento, fiscalização do fiel cumprimento das obrigações previstas nos referidos contratos.
A capacitação ocorrida no auditório da Biblioteca Pública contou com a participação de aproximadamente 50 servidores, incluindo muitos recém-contratados no último processo seletivo.
A palestra foi ministra pela chefe da Procuradoria Administrativa, Dra. Janete Melo de Albuquerque Lima, que há 9 anos atua na área, e já realizou capacitação anterior com os servidores do Depasa.
“A ideia hoje é falar da gestão contratual, que vai muito da função do fiscal mesmo e gestor também. Tratando sobre as responsabilidades e da consciência do nosso papel como servidor público. Então, no ônus que você tem que fiscalizar, é preciso estar ciente das responsabilidades e também dos mecanismos disponíveis diante dos problemas que vocês vão enfrentar”, pontua a procuradora Dra. Janete Melo.
O diretor-presidente do Depasa Zenil Chaves, agradeceu a participação de todos e, especialmente, da Dra. Janete. “Fomos muito auxiliados pela PGE e principalmente por ela, que nos trouxe palestras para ajudar e contribuir na preparação e formação desses servidores”, explica.
O servidor Atileno Café, há 10 anos trabalha no Depasa e conta que é a primeira vez que atua como fiscal de contrato e, por isso, considera de suma importância capacitações como esta.
“É importante principalmente para os novos servidores que acabaram de assumir os cargos de gestores e fiscais, a nova turma que entrou como engenheiros e arquitetos que estão fiscalizando os contratos de obras. É a segunda vez que participo de uma capacitação como esta. A primeira foi realizada na Procuradoria do Estado, com a Dra. Janete, e daí surgiu o convite para que ela viesse novamente palestrar aos servidores”, explica Atileno.