O curso de capacitação em Gestão de Emergência em Saúde Pública ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês, em Rio Branco, teve início na manhã de quarta-feira, 2, e será encerrado no fim deste mês. A atividade terá duração de 360 horas.
Segundo Andréia Kurashima, facilitadora do Hospital Sírio Libanês, o curso é destinado a profissionais que atuam na gestão e atendimento direto à população em grandes catástrofes.
“Essa região foi selecionada pelo Ministério da Saúde [MS], por conta das frequentes enchentes que têm atingido o Acre.
Por meio desse curso, pretendemos qualificar ainda mais os profissionais para que possam atender a população de forma mais ágil”, explicou Andréia.
O curso tem como objetivo informar os profissionais da área de saúde, com foco maior aos da capital e dos municípios da região do Alto Acre, por serem regiões com maior incidência de cidades atingidas pelas enchentes.
“Essa capacitação auxiliará na elevação na capacidade de resposta e na capacidade do sistema de saúde em se organizar para lidar com situações extremas e de emergências”, detalhou Irailton Lima, secretário adjunto de Planejamento e Gestão da Sesacre.