A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria (DRCAA), realizou nesta sexta-feira, 21, reunião sobre “Registro da Produção Assistencial” com os profissionais que atuam no Hospital do Câncer, em Rio Branco.
O objetivo é aperfeiçoar o servidor para a forma adequada de registro de todos os procedimentos que são feitos em pacientes, desde um curativo até uma radioterapia, por exemplo.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) possui sistemas de informações pelas quais cada procedimento realizado tem que constar nessa plataforma. O que às vezes acontece é o registro inadequado ou o não fornecimento dessas informações”, esclareceu a técnica do DRCAA, Vanuza Souza.
Ela explicou, ainda, que a falta dessas informações acarreta vários problemas, o que dificulta o funcionamento da unidade. “O estado recebe do Ministério da Saúde verba para determinado número de atendimentos, mas se não for informado de forma adequada, ou se não houver registros dos procedimentos, o sistema não contabilizará, de forma que o Estado fica impossibilitado de comprovar no que está sendo usada essa verba”, disse.
Para o superintendente do HC, Carlos Eduardo Alves, a reunião contribuiu para a otimização do funcionamento do hospital. “Ninguém administra uma unidade sozinho. Precisamos do apoio de cada um em sua área, seja na área assistencial, seja na administrativa. Isso reflete um interesse de que as coisas precisam sempre ser aprimoradas”, declarou.