A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou na manhã desta terça-feira, 25, a reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada – estadual (GGI-e). O GGI-e é um fórum deliberativo e executivo que atua, em consenso e sem hierarquia, para debater e propor ações de redução da violência e da criminalidade.
As reuniões buscam identificar as demandas prioritárias da comunidade, discutir a gestão integrada da segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local. Na oportunidade os participantes puderam acompanhar um retrospecto do trabalho realizado pela Sesp em 2013.
Participaram da reunião representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Polícia Federal, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ministério Público Estadual (MPE), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Exército Brasileiro.
O secretário de Segurança, Reni Graebner, disse que as reuniões do GGI-e deverão nortear as ações a serem colocadas em prática por todos os órgãos envolvidos nas discussões e reforçar a parceria entre o governo e a sociedade. “A segurança pública tem vários desafios. Nós estamos otimizando os recursos que temos para desenvolver as ações, que sempre são executadas de maneira integrada”, afirmou.
As próximas reuniões do GGI-e serão realizadas mensalmente e cada um dos órgãos envolvidos, de maneira intercalada, deverá sediar o encontro e expor os resultados de suas ações executadas em parceria com outras instituições.