Resultado do requerimento n° 55, de 2015, proposto pelo deputado estadual Manoel Moraes, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira, 13, sessão solene em homenagem à Semana Estadual de Juventude, que teve início na terça, 11, em Rio Branco, e se encerra no próximo sábado, 15, em Tarauacá.
O deputado e presidente da Aleac Ney Amorim lembrou que esta semana também é especial por duas datas importantes: o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto, e o Dia Internacional da Juventude, 12. “É com muita satisfação que esta casa abre suas portas para essa atividade”, disse.
Manoel Moraes, autor do projeto de lei que instituiu a Semana da Juventude, frisou: “Sempre busco envolver a juventude nos meus projetos, porque o lugar do jovem é na escola, é no primeiro emprego, é onde ele tem direito de estar”.
Na oportunidade, o assessor Especial da Juventude, Weverton Matias, ressaltou alguns avanços conquistados para garantir mais oportunidades, como a criação do Centro de Línguas (CEL) e o Centro de Matemática e Filosofia, entre outras políticas públicas.
“Acredito que muito se tem a avaliar sobre os avanços, já que estamos num ano em que se comemoram dois anos de Estatuto da Juventude e 25 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Por isso, é tão necessária a reflexão quanto a efetividade das ações desenvolvidas e o que ainda precisa ser melhorado”, destacou.
Além da juventude que marcou presença à sessão, estiveram o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira, a juíza de Direito da I Vara da Infância e Adolescência, Rogéria Epaminondas, a secretária municipal de Juventude, Temilys Silva, o coordenador de Proteção da Infância e Juventude, Ranieri Albuquerque, e o procurador adjunto do Ministério Público do Acre, Carlos Maia.