Diariamente o Sistema Nacional de Emprego (Sine) abre vagas à população. Para falar da missão da instituição no Acre, a coordenadora Micaelly Furtado concedeu entrevista na terça-feira, 10, ao programa Gazeta Entrevista, que foi ao ar pela TV Gazeta.
O Sine disponibiliza os serviços de emissão de carteira de trabalho, seguro-desemprego, cadastro e captação de vagas internas e externas junto às empresas. “Temos uma equipe preparada para selecionar as pessoas que se encaixam do perfil exigido pelas empresas. Vale lembrar que é importante que o candidato sempre faça o monitoramento de seu cadastro no sistema”, frisou Micaelly.
As vagas são rotativas, e, na maioria das vezes, são destinadas às pessoas que possuem algum tempo de experiência. Nesta quarta, por exemplo, o painel apresentou 82 novas vagas em áreas diversas.
Além disso, cada vez mais as empresas exigem qualificação por parte do candidato. “Nosso papel é fazer a intermediação da mão de obra e quando a empresa não vem até a gente, nós vamos até a empresa. Mas sempre é ela quem define o perfil da pessoa que quer contratar, por isso, é tão importante que as pessoas busquem qualificações”, acrescentou.
Para fazer o cadastro, basta ir ao Sine em qualquer um de seus endereços: na matriz – que fica na Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens) – ou na Organização das Centrais de Atendimento (OCA). Precisam ser apresentados RG, CPF, comprovante de endereço e um breve currículo que constem qualificações.