Com objetivo de simplificar o serviço de transferência de propriedade de veículos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução nº. 797, de 2 de setembro de 2020, instituiu o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave).
Agora com o sistema desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os compradores de veículos podem sair da concessionária ou da revendedora com o documento de propriedade, ou seja, a transferência eletrônica da propriedade pode ser feita diretamente no estabelecimento.
Além de desburocratizar o serviço, o Renave oferece ainda outras funcionalidades, como controle e livro eletrônico de estoque, de transferências e de movimentação de veículos entre lojistas.
A novidade será implantada em todo o Brasil ainda este ano. “O sistema Renave traz mais agilidade, segurança e economia, foi testado e desenvolvido ao longo de dois anos, e em breve estará disponível no Acre”, explica o presidente do Detran/AC, Luiz Fernando Duarte.