Com semblantes de muita concentração e olhares de nítida curiosidade, assim estava a fisionomia de um grupo de socioeducandas da unidade feminina Mocinha Magalhães que participaram da mostra de filmes do artista acreano Danilo de S’ Acre, na Filmoteca Acreana.
A exposição cinematográfica fazia parte da programação do Festival Pachamama Cinema de Fronteira, que apresentou os principais trabalhos desenvolvidos por Danilo de S’Acre, que possui uma longa experiência nas artes visuais, tendo participado de exposições em diversos países.
A adolescente Sara (nome fictício), 16, afirmou que momentos culturais despertam o interesse pelas artes. “Fiquei muito satisfeita com essa mostra, pois apresentou atividades que me agradam, como filmes, pinturas e músicas”, declara.
O artista Danilo de S’Acre avalia de forma positiva a participação das adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no evento. “É gratificante para um artista conversar com o público que admira a sua arte, principalmente interagir com a juventude, como foi o diálogo com as socioeducandas, que demonstraram muito interesse pela cultura”. ressalta.
Segundo o presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Leonardo Carvalho, o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que regulamenta as medidas destinadas aos adolescentes que cometeram atos infracionais, orienta a inclusão de atividades culturais na socioeducação.
“A equipe técnica do ISE, aliada às articulações dos diretores dos centros socioeducativos, oferece atividades pedagógicas que auxiliam a inserção social, sendo a cultura uma plataforma direta de diálogos, práticas e reflexões com os adolescentes”, declara.