Adolescentes do Centro Socioeducativo Juruá, localizado em Cruzeiro do Sul, participaram de um amistoso contra os alunos da escolinha de futebol Gol de Placa, neste final de semana. O time, que contou com a ajuda de nove agentes socioeducativos, venceu a disputa por 5 a 3, no campo da aeronáutica, cedido pelo comandante.
A equipe de assistentes sociais da unidade articulou com o coordenador da escolinha Valdir dos Santos para que a atividade fosse realizada. Vitoriosos, os nove adolescentes e demais participantes receberam medalhas e o troféu.
Com o apoio do governo do Estado, por meio do Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte, a escolinha Gol de Placa realiza um trabalho social para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade. Além disso, ainda mantém vagas para 40 alunos de famílias carentes.
Para expandir o trabalho social, Valdir dos Santos resolveu interagir também com os socioeducandos. A cada 15 dias, ele leva instruções de futebol para dentro do Centro Socioeducativo Juruá. “O que fazemos pode mudar vidas. Quando chego lá dentro, vejo meninos que eu nem imaginava estarem ali. Fico até emocionado. Mas sei que muitos já melhoraram o comportamento, porque querem fazer parte do time e de algo maior”, afirma.
Segundo o presidente do Instituto Socioeducativo (ISE), Henrique Corinto, a iniciativa deve ser continuada a fim de valorizar o esporte. “Desde 2012, Valdir e a escolinha dão esse apoio para a socioeducação. A atividade faz os meninos se lembrarem de como é ser um adolescente saudável, que brinca e joga bola. Devido ao ótimo resultado, já percebemos boas mudanças no dia a dia deles”, aponta.