Na tarde desta quinta-feira, 26, mais de 50 socioeducandos do Instituto Socioeducativo (ISE), participaram do primeiro aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, destinado a pessoas privadas de liberdade. O exame será aplicado nos dias um e dois de dezembro.
Os jovens terão em média, quatro horas de aulas por dia até o dia do exame, essa parceria entre ISE e Secretaria de Estado de Educação (SEE), visa levar oportunidade de ensino a pessoas que estão cumprindo medidas socioeducativas.
O modelo da prova segue o mesmo do exame tradicional, com duração de dois dias e avaliação nas disciplinas de ciências humanas, linguagens, da natureza, códigos, além de tecnologia, matemática e redação.
“Fico muito feliz por o secretário de Educação ministrar a primeira aula do Enem, para esses jovens, pois nós temos quatro adolescentes que já deixaram de cumprir medidas socioeducativas, porém ingressaram na faculdade por meio do Enem, hoje eles cursam Bioquímica, Recursos Humanos, Pedagogia e Letras” enfatizou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.
Para o secretário de Educação, Marco Brandão, que antes de iniciar as aulas fez uma palestra relatando sua história de vida “Educação é o melhor caminho para uma vida digna e poder realizar o exame fará com que novos horizontes se abram tanto profissionalmente quanto em suas formações para a sociedade”.
Oportunidade
M.N.A está recluso há quatro meses por assalto, e está participando das aulas. “Com incentivo de meus pais, da direção e dos professores, espero dar a volta por cima e ser aprovado em um curso de Engenharia Civil”, declarou o socioeducando.