Natal é um momento de renovação, fé e esperança. Essa combinação não tem medida certa, e a dose pode ser exagerada, incluindo muitos sorrisos às crianças que lutam pela vida.
O jaleco não é branco, tampouco ele é formado em medicina, mas se tornou doutor, especializado em levar alegria e motivação aos pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital das Clínicas do Acre.
Davinei Cunha, o Palhaço Peteleco, há nove anos exerce um trabalho voluntário dentro da unidade, como forma de minimizar o sofrimento dos pequenos que fazem tratamento na Unacon.
Nesta quarta-feira, 20, o palhaço doou mais um pouco de sua alegria e esperança celebrando uma confraternização antecipada de Natal com os pacientes mirins, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
Pula-pula, brincadeiras, pipoca, bolo, cachorro-quente e tudo que criança adora. Não faltou nada, nem os presentes, graças à doação de parceiros e amigos que Cunha construiu ao longo de seus 20 anos como palhaço.
“Com ajuda de parceiros e clientes, conseguimos realizar essa festa com tanta alegria. Eu amo estas crianças, tenho cada uma delas como filho e filha. Fico muito feliz por estar há nove anos levando amor, carinho e leveza para crianças que enfrentam momentos dolorosos durante o tratamento”, destaca.
Uma vez na semana, o Palhaço Peteleco vai à unidade para doar momentos de esperança e alegria às crianças que fazem tratamento na Unacon.
Mirza Féliz, diretora-geral do Unacon, fala sobre esse tipo de ação voluntária. “Para nós, que acompanhamos o tratamento diário dessas crianças, é muito importante ter ações que as tirem um pouco do ambiente do hospital e promovam momentos especiais para quem está enfrentando um problema sério de saúde como é o câncer”, afirmou.