A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo promoveu no município o 1º Fórum de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, nesta terça-feira, 13.
O evento aconteceu como parte do plano de ação elaborado a partir da notificação recomendatória aplicada pelo Ministério Público do Trabalho ao município, em decorrência da alta incidência de trabalho infantil nas casas de farinha na regional do Vale do Juruá.
O Brasil é signatário da Agenda 2030, firmado com a Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), cuja meta 8.7 é erradicar até o ano de 2025 todas as formas de trabalho infantil. E para isso é fundamental o comprometimento em suas diversas esferas bem como o envolvimento da sociedade como um todo.
O fórum reuniu mais de 200 pessoas, entre prefeito, vereadores, estudantes, professores, secretários municipais, representantes das diversas políticas setoriais e os técnicos da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), Elissandro Freitas, coordenador estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Regiane Ferreira, gestora de políticas públicas do departamento de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além da coordenadora estadual do Fórum de Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Maria Andrade.
“É essencial o investimento em educação e em políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente, como por exemplo, a aprendizagem, possibilitando o trabalho protegido aos adolescentes”, enfatizou Elissandro Freitas.