Um terremoto de grande magnitude foi registrado na região de Ibéria (Peru), que faz fronteira com o Brasil, por volta das 18 horas (horário do Acre) desta terça-feira, 24. Há relatos de que o tremor foi sentido em Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Velho (RO) e Manaus (AM).
Na capital acreana, prédios da região central da cidade foram evacuados. “Ocorreu um tremor de grande magnitude (M=7.2), com foco bem profundo (600 km), na região da fronteira Peru-Brasil”, confirmou o professor Marcelo Assumpção, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
Ainda não há registro de prejuízos humanos ou materiais. O major Falcão, do Corpo de Bombeiros do Acre, informa à população o que deve ser feito após os tremores.
“Orientamos à população a observar se após o tremor houve algum dano estrutural nos prédios e casas, como janelas, portas e portões que apresentam dificuldade de fechar, e rachadura nas paredes. Caso seja verificado algum dano, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado para proceder à vistoria do imóvel”, destaca.