O governador Tião Viana seguiu para Cruzeiro do Sul na manhã desta segunda-feira, 15, onde acompanha a procissão de Nossa Senhora da Glória, padroeira do município. Os fiéis devem percorrer um trajeto de aproximadamente três quilômetros, no centro da cidade, com início e encerramento em frente à catedral.
Anterior à romaria, houve nove dias de novenário. O movimento religioso existe desde 1918 e atrai, além da população católica do município, uma multidão de pessoas de cidades vizinhas e ainda dos vales do Acre e Purus.
A festa é o momento do reencontro de amigos que se distanciaram em razão da dinâmica da vida. Muitos cruzeirenses que moram em outros estados aproveitam a data para visitar a cidade. Para os católicos, é hora de homenagear a santa, pedir por sua intercessão em momentos de dificuldade e agradecer pelas bênçãos recebidas por meio dela.
A presença de visitantes durante o novenário aquece a economia local, gerando lucro a restaurantes, hotéis, taxistas e outras atividades. Realizado no período do verão, a participação de muitos devotos ficou facilitada desde 1999, ano em que a BR-364 passou a ser reaberta anualmente até 2011, quando foi garantida a perenização do tráfego, devido ao avanço nas frentes de asfaltamento executadas pelo governo e hoje de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).