O auditório da Secretaria de Educação (SEE) ficou lotado de professores da rede pública de ensino que ouviram, na tarde desta quarta-feira, 5, uma palavra de agradecimento do governador Tião Viana pelo ótimo resultado do Acre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Todos os municípios do Acre alcançaram a meta do Ideb projetada para o ensino fundamental, de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O fato colocou o estado como o melhor avaliado na Região Norte, estando em primeiro lugar entre alunos do 1º ao 5º ano, segundo lugar do Norte no 6º ao 9º e nono lugar, a nível nacional, entre os que mais avançam no ensino médio.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Acre saiu de uma nota de 3,8 no Ideb em 2007, para 6,1 em 2017, destacando uma grande melhoria em seu sistema educacional nos últimos 10 anos.
“Nós saímos do último lugar da educação há vinte anos e hoje estamos aqui como o segundo melhor desempenho do Norte e Nordeste do Brasil. Temos escolas simples já alcançando notas além disso. É uma luta dos professores, de todos os trabalhadores da educação, onde meu papel é dizer muito obrigado porque o futuro agradece essa oportunidade que estamos dando para as próximas gerações”, ressalta o governador Tião Viana.
Orgulho
Ainda no Ideb, Acre ultrapassou a meta exigida para as turmas até o 5º ano a nível regional, alcançando a média de 6.1, mesma média marcada a nível estadual com alunos da mesma série. Neste mesmo critério, o Acre vem alcançando a média estabelecida pelo Ideb nos últimos seis balanços, desde 2007.
Conforme o secretário da Educação no Acre, Marco Brandão, na Região Norte, com alunos do 1º ao 5º ano, o Acre está em primeiro lugar e no cenário geral o estado se destaca entre as os 10 melhores avaliados com relação aos avanços.
“Estamos comemorando hoje com a equipe interna da nossa secretaria esse resultado que demonstra que estamos no caminho certo ao fazer aquilo que foi previsto desde o nosso plano inicial que é tratar a valorização dos professores, criar infaraestruturas, acompanhamentos, diretrizes curriculares, todos os processos internos. Esse resultado que está aqui mostra que nosso resultado está sendo efetivo, de qualidade e que as crianças e jovens estão de fato aprendendo no Acre”, conta Marco Brandão.