O governador Tião Viana se reuniu na manhã desta terça-feira, 20, em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, para reforçar a necessidade de apoio do governo federal às famílias vítimas das inundações dos igarapés da capital acreana após a tempestade do dia 14, onde foram registrados 277 milímetros de águas em 10 horas.
Helder Barbalho atendeu de imediato a solicitação de emergência feita também pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, através de ofício. O ministro garantiu o envio de mil cestas básicas, mais de 700 kits de limpeza, além de kits de higiene, colchões e outros materiais.
“Em meu nome e do prefeito Marcus Alexandre, que enviou o ofício após o decreto de [situação de] emergência, o ministro já atendeu o pedido da capital e enviou os materiais para socorro e redução dos danos das famílias que foram atingidas pela cheia intensa de 20 igarapés dentro da cidade de Rio Branco, que não tiveram capacidade de drenar as intensas chuvas em tão poucas horas”, conta o governador Tião Viana.
Ao todo, 20 bairros foram atingidos em Rio Branco, como Carandá, Pista, Bahia Velha e Bahia Nova, Plácido de Castro, Bairro da Paz, Recanto dos Buritis, Santa Inês, Judia, Canaã, Belo Jardim, Albert Sampaio, Adalberto Aragão, 10 de Junho, Edson Cadaxo, Hélio Melo e Vila Maria no Distrito Industrial e algumas regiões do Bosque, entre outros.
“Rio Branco terá o atendimento e atenção do governo federal. Já autorizamos, e estão em fase de deslocamento, utensílios para atender as famílias atingidas. Com isto, unindo esforços com o governo do Estado e o governo municipal, vamos assegurar uma plena resposta e que essas famílias diminuam o sofrimento”, ressalta o ministro Helder Barbalho.