Durante reunião com o secretário de Habitação, Jamyl Asfury, na Casa Civil, nesta quarta-feira, 3, o governador Tião Viana falou dos avanços e desafios da habitação no Estado.
Um dos principais destaques foi a construção de novas unidades habitacionais para o interior, principalmente para as cidades atingidas pela enchente deste ano, considerada a maior já registrada no Acre.
Além disso, o governador destacou a construção de mais cinco mil novas casas para a capital, além das 3.348 que compõem a primeira etapa da Cidade do Povo. “Estamos avançando em soluções definitivas para a habitação, o que gera, ainda, um movimento de recursos dentro do Estado que vai ajudar muito na economia, na prestação de serviços, na geração de emprego e renda e na qualidade de vida para as pessoas”, considerou Tião Viana.
Jamyl Asfury contou que o governo está com uma frente de trabalho com cinco equipes em cada município atingido pela alagação. Serão construídas 250 casas em Xapuri, 250 em Epitaciolândia e 500 em Brasileia.
“Temos equipes dando vazão, ainda, à demanda de 200 unidades habitacionais em Sena Madureira e equipes em Tarauacá tratando de mais mil casas para as famílias atingidas pela enchente”, detalhou o gestor.
Em Rio Branco, a Secretaria de Habitação (Sehab) desenvolve um trabalho de busca para localizar as pessoas que estão incluídas na cota abaixo de dezessete metros. Essa ação já resultou em dois mil cadastros efetuados, e a meta é chegar a um total de três mil. “O objetivo é tirar definitivamente essas famílias das situações de risco e vulnerabilidades”, confirmou Asfury.
Governo já entregou mais de 12 mil casas
O governo já entregou mais de 12 mil casas nas áreas indígenas, rurais e urbanas desde 2011. Só este ano, a conclusão da primeira etapa da Cidade do Povo garante a entrega efetiva de 3.348 casas, sendo que a segunda etapa do projeto já está garantida, com investimento superior a R$ 34 milhões.
Para Jamyl Asfury, esse esforço demonstra a determinação do governo, pois, em meio a tantas crises e dificuldades que o mundo e o país enfrentam, o governador tem encontrado, dentro de sua credibilidade junto aos organismos nacionais, caminhos de superação à crise, criando novas oportunidades para o Acre.