Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo do Acre é convidado para apresentar políticas ambientais na Colômbia – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
À convite do Banco Mundial

Governo do Acre é convidado para apresentar políticas ambientais na Colômbia

O Acre mais uma vez é convidado por outro país para compartilhar a experiência da política ambiental que desenvolve. Dessa vez, o convite feito ao governador Tião Viana veio do governo colombiano, para que o Estado esteja presente no Encontro de Governadores e Prefeitos da Colômbia – “Uma Amazônia Livre do Desflorestamento”, que será realizado na primeira semana de julho, em Bogotá.

O convite foi uma sugestão do Banco Mundial para reunir os governadores e prefeitos da Amazônia Colombiana para compreender melhor o que o governo do Acre está fazendo na Amazônia Brasileira, a fim de consolidar um modelo sustentável que equilibre desenvolvimento econômico, inclusão social e conservação ambiental.

Tião Viana durante palestra para pesquisadores e acadêmicos da Universidade do Colorado, em janeiro deste ano (Foto: Andréa Zílio)

A viagem será toda custeada pelo próprio Banco Mundial e também conta com o apoio do KfW, banco alemão que tem parceria pioneira com o Acre na implantação do Programa Global REM (REDD Early Movers – pioneiros na conservação), que tem permitido desenvolver uma nova realidade socioeconômica no estado.

Em 2015, a Colômbia assinou na COP-21, em Paris, o segundo contrato do Programa REM do KfW. Dessa forma, o banco também quer que o Acre compartilhe essa experiência exitosa com seu novo parceiro. O Acre está finalizando a primeira etapa da parceria e já negocia a segunda, que prevê um novo contrato na ordem de aproximadamente R$ 100 milhões de reais.

O governador Tião Viana e comitiva também terão agendas fortalecendo a viagem para o foco de negócios, como forma de promover os produtos acreanos, no amplo mercado andino, no qual a Colômbia tem destaque por ser o quarto maior PIB da América do Sul.

Para o público de governadores da Colômbia, Tião Viana fará uma palestra sobre a economia sustentável do Acre e seus diferenciais na Amazônia Brasileira.

A pedido do governo colombiano, o Acre também terá em sua comitiva a presença de dois prefeitos que apresentarão o trabalho de suas gestões. A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, e o prefeito de Jordão, Elson Farias, foram convidados para mostrar a experiência em dois âmbitos.

Jordão, considerado um município de difícil acesso e que já teve números muito negativos, agora passa por uma significativa transformação com o trabalho de melhoria da infraestrutura com saneamento e pavimentação.

Já Brasileia é um dos municípios inseridos no território da Reserva Extrativista Chico Mendes e atua com as cadeias produtivas de proteína animal e produtos agrícolas e florestais, entre eles avicultura, suinocultura, fruticultura, borracha e castanha.

O Acre como exemplo

Acre possui 87% do seu território com florestas preservadas (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Depois de tantas visitas de estados brasileiros e de outros países – inclusive, os vizinhos Peru e Bolívia – recentemente, uma comitiva do Mato Grosso esteve no Acre para conhecer as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo estado. Na ocasião, o vice-governador Carlos Fávaro afirmou que “o Acre é um grande exemplo para o Brasil”.

Nos Estados Unidos, os estados da Califórnia e do Colorado também reconhecem o modelo de desenvolvimento do Acre como inovador e atualizado com as agendas contemporâneas de desenvolvimento econômico, social e ambiental, conforme preconizam os marcos globais para economia verde definida na Rio + 20 e o Acordo do Clima, firmado na COP-21, em Paris.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464