O governador Tião Viana iniciou nesta segunda-feira, 23, em Brasília, contatos com a área técnica do governo federal para concretizar o que fora acordado com a presidente Dilma e os ministros para ajudar os desabrigados e os setores econômicos atingidos pela alagação.
Acompanhado dos secretários Márcio Veríssimo, do Planejamento, e Flora Valladares, da Fazenda, o governador tratou de questões da área da habitação e da concessão de crédito para a recuperação de empresas e produtores rurais atingidos por desastres naturais.
A primeira reunião foi com o diretor de Habitação da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Márcio Vale, com quem Veríssimo discutiu a liberação de recursos para a execução de obras de infraestrutura para a construção de novas moradias no estado.
Durante a passagem de Dilma Rousseff pelo Acre recentemente, o governador solicitou a construção de mais 5,2 mil novas casas, sendo 3 mil na Cidade do Povo, em Rio Branco, e 2,2 mil no interior.
Por sua vez, Flora Valladares se reuniu com a área técnica do Programa Emergencial de Reconstrução de Municípios Afetados por Desastres Naturais (PER), administrado pelo BNDES, para socorrer empresas, cooperativas e produtores rurais situados em municípios afetados por desastres naturais que tiverem estado de calamidade pública reconhecido pelo Executivo federal.
Além dos dois setores, Tião Viana e equipe também trataram do pedido de licença junto ao Ministério da Agricultura para o Acre poder exportar peixe tanto para outros estados quanto para fora do país, aproveitando o excedente da produção do Complexo de Piscicultura de Rio Branco.