O governador Tião Viana, em entrevista concedida no dia 6, à Rede Pública de Comunicação, deixou claro que em 2016 o foco do Estado na área de Segurança Pública será a prevenção. Ele destacou que o melhor caminho para a área passa pela educação.
“A polícia que mais prende é a nossa. Só isso vai resolver? Não. O que nós, enquanto pais, podemos fazer para evitar que nossos filhos entrem no caminho da droga e da criminalidade? Nosso papel é estender a mão, sem procurar culpados”, indagou Tião Viana.
O governador disse ainda que essa temática vai além das polícias, pois a sociedade civil organizada pode contribuir para que essas crianças e jovens não entrem no mundo do crime. Ele afirmou ainda que o número de prisões deve ser reduzido, na medida em que aumentarem os investimentos na geração de emprego e lazer.
“Nós gastamos em torno de 800 reais, essa é a média de custo per capita de um aluno do ensino regular. Um preso custa mais de dois mil reais. Precisamos tentar diminuir o número de prisões, mas pra isso é preciso nos unirmos enquanto sociedade, e apostar mais nos investimentos na economia, no esporte, na cultura e no lazer”, comentou.