O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil nesta terça-feira, 20, um grupo de jornalistas franceses acompanhados pelos representantes da indústria francesa de calçados Veja – que produz a partir de matérias-primas adquiridas de parcerias com as famílias produtoras de borracha do Acre -, para uma entrevista sobre o desenvolvimento de cadeias produtivas e sustentabilidade.
A participação do Acre na COP21 (Conferências das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) também fez parte do diálogo.
Tião Viana contou aos jornalistas dos periódicos La Croix, Grazia Magazine, GQ Magazine e às rádios RTL e Vaticano, sobre os trabalhos desenvolvidos no Acre, a partir do uso sustentável da floresta, com destaque para as parcerias público-privado-comunitárias que geram a diversificação da base econômica, a preservação da cultura e a construção de um caminho de valorização dos povos da floresta.
“Estamos diante de um novo paradigma, e a Veja simboliza isso para nós. Há um movimento de preocupação relacionado com a conservação do planeta, o desenvolvimento sustentável, que pede uma nova agenda pela qualidade de vida, que é abraçada pelo governo e pelo povo acreano”, contou Tião Viana.
O governador destacou, ainda, as parcerias com o banco alemão KfW e o Fundo Amazônia, e apresentou os produtos gerados pela indústria da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), a partir do uso de matérias-primas como o bambu, o açaí, a copaíba e outras espécies de árvores e gramíneas.
Conhecendo a floresta acreana
No Acre há três dias, o grupo de jornalistas realizou um roteiro intenso pela floresta acreana. “A entrevista com o governador é para conhecer o lado político de todo o trabalho realizado nas florestas ao longo desses anos”, declarou a empresária Bia Saldanha.
O representante da Veja Calçados, François Ghislain Morillion, ressaltou que os jornalistas franceses estão no Acre porque acreditam que é hora de divulgar um pouco mais sobre o trabalho que é realizado na floresta em parceria com as comunidades, empresas e o governo.
O Acre na COP 21
Indagado sobre a participação do Acre na COP 21 pela correspondente da La Croix, Tião Viana foi enfático e pontuou que a conferência é muito importante para todos, pois chama para um debate moral sobre conservação e desenvolvimento do planeta, além da luta contra o aquecimento global.
“Nós, estados subnacionais, como o Acre nos unimos e já somos 29 estados pegando experiências de diversos países. Isso acabou resultando numa agenda de pactos pela redução do desmatamento, da conservação das florestas e investimentos compartilhados”, contou Tião Viana.
14º Festival Yawa
O governador aproveitou a ocasião para convidar o grupo para participar no próximo domingo, 26, da abertura de 14º Festival Yawa – dos povos indígenas Yawanawa, do Alto Rio Gregório em Tarauacá. Trata-se de evento tradicional que marca a diversificação da cultura e o enaltecimento dos costumes, crenças e tradições de uma das etnias indígenas mais antigas do Acre.