O governador Tião Viana inaugurou na manhã desta quarta-feira, 28, a terceira escola estadual da Cidade do Povo. A Escola de Ensino Infantil Frei André Maria Ficarelli irá atender até 1.200 crianças de 1ª a 5ª série.
O investimento foi de R$ 2,7 milhões, oriundos do governo federal, em parceria com o governo do Estado.
“O investimento de todo o governo na educação na Cidade do Povo ultrapassa os R$ 7 milhões, para garantir o futuro dessas crianças. Estudar é avançar na vida, para realizar os sonhos que existem em nós. E vamos nos unir com os professores, as famílias, para mantermos a violência e as drogas longe da Cidade do Povo”, disse o governador Tião Viana.
A escola possui 12 salas de aula, espaço para laboratório de informática, biblioteca, refeitório com área coberta, além de playground, bicicletário e toda a área administrativa e de suporte necessária para os professores.
Somente em escolas estaduais, a Cidade do Povo chegará a 13 unidades até sua conclusão, além de uma escola militar do Corpo de Bombeiros programada para 2017.
Segundo o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, a escola já conta com 600 alunos. “Também estamos inaugurando o auditório da escola Raimunda Pará e as quadras esportivas das duas primeiras escolas já inauguradas. É mais um espaço de aprendizagem e desenvolvimento das pessoas que moram aqui.”
Desde o início da Cidade do Povo, já foram entregues 2.647 moradias nesse que é o maior projeto habitacional do Acre. Até dezembro está prevista a conclusão da primeira etapa do programa, totalizando 3.348 casas entregues a milhares de pessoas que moravam em áreas de risco na capital acreana. No total, estão previstas 10.518 casas.
O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, elogiou a dedicação do governador Tião Viana em mudar a vida dessas pessoas que tanto sofreram com a ausência de uma habitação digna.
“O que eu fico feliz é saber que no ano que vem, se tivermos alagação, não encontraremos essas crianças nos abrigos da prefeitura, mas aqui, na Cidade do Povo, com moradia, educação e saúde de qualidade”, conta.
Frei André Ficarelli – O religioso que dá nome à nova escola nasceu na Itália, dia 12 de outubro de 1922. Em 1950, veio para o Brasil, estabelecendo-se em Rio Branco, onde começou seu profícuo ministério sacerdotal. No total, foram 74 anos de dedicação religiosa, principalmente a Ordem dos Servos de Maria.
O frei também teve grande envolvimento em obras importantes, como a catedral da capital e a Casa do Bispo. Faleceu em setembro de 2015, aos 92 anos de idade, dizendo que o Acre era seu lar.
O que disseram
“Aproveitem, porque a Cidade do Povo é tudo isso que vocês estão vendo: moradia, educação, saúde e segurança para todos.”
Daniel Zen, deputado estadual
“É uma alegria estar aqui nesta escola. Isso é um símbolo de respeito do governo com as nossas crianças.”
Leila Galvão, deputada estadual
“Eu, que sou professor, venho para deixar meu abraço aos colegas e às crianças, que ganham um grande presente do Estado.”
Heitor Júnior, deputado estadual
“Hoje vocês estão recebendo uma escola nova e bonita, onde aprenderão muitas coisas para a vida de vocês, fruto do esforço do governador Tião Viana.”
Jesus Sérgio, deputado estadual