Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Tião Viana institui plano de adaptação das mudanças climáticas no setor produtivo – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Tião Viana institui plano de adaptação das mudanças climáticas no setor produtivo

Com o plano ABC, o governo do Acre terá acesso a linhas de crédito para produtores rurais adotarem novas tecnologias em produção sustentável (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor agropecuário, o governador Tião Viana – junto ao governo federal, instituições financeiras e órgãos ambientais – assinou nesta quarta-feira, 14, o decreto que institui o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas (ABC) no Acre.

O plano ABC tem por finalidade a organização e o planejamento de ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis.

Ele visa, principalmente, a recuperação de áreas degradadas por meio de alternativas tecnológicas que objetivam aumentar a produção animal e minimizar a emissão dos GEE, contribuindo para atenuar os efeitos das mudanças climáticas.

No Acre, a expectativa é de que sejam recuperados 25 mil hectares de áreas degradadas por ano, com apoio técnico aos produtores e abertura de linhas de crédito financiadas pelo governo federal.

“Este é mais um programa capaz de trazer qualidade de vida e receita econômica. O ABC é um extraordinário caminho de crédito que nós temos e se compara com o FNO [Fundo Constitucional de Financiamento do Norte], com vínculos de sustentabilidade, abrindo a perspectiva de o Acre continuar como referência socioambiental no Brasil e mundo afora”, disse Tião Viana.

Grande investimento

O plano atuará no Brasil de 2009 a 2020 e abrirá linhas de crédito para os produtores em todo o país, com recursos da ordem de R$ 197 bilhões, com juros subsidiados e prazos melhores para pagamentos.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, José Reis, o plano ABC é extremamente importante para o desenvolvimento da agricultura do Acre.

“Nós temos um milhão de hectares de áreas abertas e apenas 6% de agricultura no nosso estado. Precisamos aumentar esses valores e esses quantitativos, mas precisamos aumentar com responsabilidade e equilíbrio ambiental. Essa é a proposta”, ressalta Reis.

Os sete eixos do plano ABC

O plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptações às mudanças climáticas.

O Acre já avança em vários deles, que são: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta e sistemas florestais, plantio direto, fixação biológica de nitrogênio, florestas plantadas, tratamento de dejetos animais e adaptação às mudanças climáticas.

Luziel Carvalho, superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Acre, completa: “Com o plano instituído, o Acre está automaticamente se credenciando para aderir aos recursos do plano ABC nacional”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464