O governador Tião Viana se dirigiu na manhã desta sexta-feira, 5, a Lima, capital do Peru, para participar da COP 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começou na segunda-feira, 1.
O objetivo do evento mundial é redigir um rascunho do documento de preservação ambiental que deve substituir o Protocolo de Kyoto em dezembro de 2015, na Conferência de Paris. A COP 20 vai até o dia 12 deste mês, mas o governador retorna já na segunda-feira, 8.
O Acre participa da COP 20 junto à delegação brasileira. O governador Tião Viana e sua equipe de secretários e assessores terão um momento durante a conferência para mostrar as experiências bem sucedidas no Estado, tanto na redução do desmatamento quanto na venda de créditos de carbono, alternativa efetiva para a preservação ambiental.
O grande objetivo da COP 20, o “rascunho zero”, não será uma missão fácil. Em um ano, será preciso costurar e concluir, com a ajuda de mais de 190 governos, um mega-acordo que obrigará a redução de emissões de gases-estufa no planeta.
O plano é que o documento seja assinado até o fim de 2015 e passe a vigorar a partir de 2020. O Brasil, que já é considerado um país de luta contra as mudanças climáticas, tem realizado grandes feitos na área de preservação climática e acredita que pode contribuir ainda mais.
Em 2009, o governo federal apresentou metas voluntárias para diminuir entre 36,1% e 38,9% as emissões nacionais até 2020. Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o país reduziu em 41,1% suas emissões de gases de efeito estufa em 2012, em comparação com 2005, graças à queda do desflorestamento da Amazônia Legal.