Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Tião Viana prestigia abertura do Campus do Agronegócio na Expoacre – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Tião Viana prestigia abertura do Campus do Agronegócio na Expoacre

O Campus reúne uma área de seis hectares, onde o governo e parceiros vão oferecer cursos e palestras durante a Expoacre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Campus reúne uma área de seis hectares, onde o governo e parceiros vão oferecer cursos e palestras durante a Expoacre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Presente à Expoacre desde o ano passado, o Campus do Agronegócio vem sendo a grande novidade do setor produtivo durante a feira.

O governador Tião Viana participou na manhã desta segunda-feira, 25, da abertura do espaço, que reúne uma área de seis hectares, onde o governo e parceiros vão oferecer cursos e palestras, além de apresentar tecnologia e inovação aos produtores rurais de 23 a 31 de julho, no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

A constituição do espaço tem o apoio de várias instituições, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Banco da Amazônia e órgãos de governo ligados ao setor produtivo.

O espaço visa gerar conhecimento, a partir da promoção de cursos, e o conjunto de validações das tecnologias por meio do processo de troca entre produtor e organismos de assistência, a fim de melhorar o processo produtivo do Acre, gerando volume de produção e minimizando os custos.

Nesta edição da Expoacre, o milho é o destaque, e a novidade do campus são os experimentos de soja aos produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Nesta edição da Expoacre, o milho é o destaque, e a novidade do campus são os experimentos de soja aos produtores (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Esse é o espaço que desenhamos desde 2015, e tivemos uma evolução muito grande. É o momento de todo o setor produtivo do Acre no agronegócio. Agradecemos a equipe que está aqui trabalhando há três meses na implementação do campus”, disse o secretário de Estado Agricultura e Pecuária, José Carlos Reis.

Nesta edição da Expoacre, o milho é o destaque, e a novidade do campus são os experimentos com soja, além da floresta plantada, com foco no eucalipto, para atender as indústrias que estão precisando de madeira e aproveitar os açudes que foram feitos no ano passado para piscicultura.

“Para nós é fundamental a visão de economia com base diversificada. É um salto de libertação para construir a mudança. A confiança no setor rural é cada vez mais forte. Estamos na etapa de valorizar o conhecimento e incentivar o desenvolvimento do produtor usando a inteligência a nosso serviço”, destacou Tião Viana.

Produção familiar e oportunidade

O produtor familiar Francisco Souza morava num assentamento e não tinha nenhuma cadeia produtiva. Era diarista nas fazendas e enfrentava muitas dificuldades financeiras. Por meio da Seap, ele começou a plantar mamão, e hoje tem seu próprio negócio na agricultura familiar.

“Agradeço a todos que estão aqui pela oportunidade que tive para viver melhor na colônia. Hoje estou muito mais feliz. Plantamos em 2013 e até hoje estamos colhendo”, conta o produtor.

Parceria, desenvolvimento e sustentabilidade

O gestor da Seaprof, Lourival Marques, disse que o espaço exibe o potencial da lavoura e de produtores que melhoram sua renda pela produção. “A agricultura familiar é muito importante para a economia do Acre. Este é um espaço importante para demonstrar o que o Acre produz”, disse o gestor.

O campus oferta, ainda, tecnologia, conhecimento e inovação ao homem do campo por meio das parcerias com as instituições. “O Acre tem um potencial gigante de produção, e hoje temos tecnologias que podem dobrar a capacidade produtiva sem desmatar. Quero parabenizar o esforço do governo”, destacou Eufran Amaral, diretor-presidente da Embrapa.

Para o presidente do Senar, Assuero Veronez, a parceria entre o governo, as empresas e as instituições é fundamental. “Começamos a mudar uma história que sempre existiu com o produtor. E hoje, no Dia do Produtor Rural, isso representa um ganho muito grande. Estamos aqui como parceiros”, disse.

O superintendente do Incra, Eduardo Ribeiro, disse que o instituto está à disposição para atuar nessa parceria. “Contem com o Incra, para que possamos trazer cada vez mais dignidade e desenvolvimento às família que vivem nos assentamentos do Acre”, afirmou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464