A vice-governadora Nazareth Araújo visitou neste sábado, 15, a unidade do Instituto Socioeducativo (ISE) de Cruzeiro do Sul, onde pôde conhecer as ações de ressocialização que são desenvolvidas com os 54 internos. Uma delas é a produção de peças em origami, que vem sendo ensinada aos demais jovens por um dos internos que tem 18 anos.
Todas as peças serão expostas na Expoacre Juruá, para que a comunidade conheça o trabalho dos jovens. “Me sinto bem fazendo o origami e ensinando para os outros. Vou sair daqui para uma vida nova , eu acredito”, disse o menor A. H.
Além disso, a equipe do ISE, em parceria com várias outras secretarias de Estado, irá realizar um trabalho de conscientização dentro das comunidades. O projeto, chamado Primeiro Passo, será lançado no fim do mês de agosto, mobilizando 60 comunidades de Cruzeiro do Sul.
“A gente procura envolver a comunidade e principalmente a família. Acreditamos que é fundamental essa parceria, para que o adolescente não cometa o ato infracional e não chegue ao sistema”, destacou Evanilson Barbosa, diretor do Instituto Socioeducativo.
Nazareth Araújo elogiou a ação, que vai envolver diretamente o trabalho voluntário de seis agentes com formação em pedagogia, letras e logística. “A formulação desse projeto para trabalhar a prevenção nas comunidades, aprimorando o sistema de chances, é essencial, para evitar que outros jovens cometam infrações. Esta equipe está de parabéns, por essa visão de humanismo e cidadania”, finalizou a vice-governadora.