A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o governo do Estado assinaram nesta segunda-feira, 27, um termo de cooperação técnica. O acordo é referente a um curso de especialização, pós-graduação lato sensu em Gestão da Segurança Pública e Direitos Humanos. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas para policiais e bombeiros, além de dez vagas para profissionais das instituições de justiça criminal.
Segundo a pró-reitora de Graduação e reitora em exercício, Aline Nicolli, a abertura das vagas para os interessados deverá ser divulgada nos próximos dias. “O projeto foi aprovado por meio de edital, está em fase de finalização e esses detalhes serão definidos agora junto à Secretaria de Segurança”, afirmou.
Essa parceria é um primeiro passo na criação do Laboratório de Estudos e Pesquisas da Violência e da Criminalidade, uma ação conjunta entre Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas da Ufac (CCJSA), que terá como objetivo produzir conhecimento científico que auxilie na identificação das causas do problema da Segurança Pública, para, assim, orientar as ações táticas e operacionais das forças policiais.
“Estamos trazendo o olhar da academia, da ciência, para auxiliar no combate à criminalidade. Então, juntos, estamos colocando à disposição dos operadores de segurança pública o que há de melhor na área. Quase 100% dos professores e orientadores têm doutorado. Mas isso é só o embrião dessa parceria com a Ufac”, destacou Emylson Farias, secretário de Segurança Pública.