Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Uma viagem pelos territórios gastronômicos do Acre e do Cerrado no Sabor e Saber – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Uma viagem pelos territórios gastronômicos do Acre e do Cerrado no Sabor e Saber

(Foto: Kennedy Santos/Secom)
Mara Alcamim esteve no Acre de 8 a 11 deste mês (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Foram quatros dias de formação, com oficinas e palestra ministradas pela chef Mara Alcamim do restaurante Universal Diner em Brasília, no Sabor e Saber – Encontro de Gastronomia no Acre, realizado de 8 a 11 deste mês. O encontro propôs o intercâmbio entre a cultura gastronômica do Acre e a do Cerrado.

Para elaborar a mistura de sabores entre os territórios gastronômicos, a chef visitou a Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), o Mercado Elias Mansour e os empreendimentos de proteína animal Peixes da Amazônia e Cordeiros da Amazônia.

Nos mercados, a variedade de feijão, a farinha de Cruzeiro do Sul, as frutas, especiarias e pimentas, chamaram sua atenção. Mara revelou estar encantada com o que viu. “Vi as bananas mais lindas, comprei todos os estoques de pimenta. Foi uma descoberta linda. Vou experimentar tudo em novas receitas”, disse.

Sobre os empreendimentos, Mara reconheceu a alta qualidade dos produtos. “Na Peixes da Amazônia o trabalho é espetacular, desde os alevinos, a fábrica de ração e o resultado com um produto de alta qualidade, como o pirarucu. A paixão para fazer tudo acontecer é simplesmente inacreditável. O que vocês têm é um rico tesouro a ser desbravado”, declarou.

Estudantes, chefs, cozinheiros e público em geral vivenciaram a mistura entre a cultura gastronômica dos dois territórios e a troca de saberes.

Pequi, cajuzinho, pimentas, farinhas e ingredientes do cerrado, misturados com os produtos acreanos como o peixe, suíno, frango e especiarias resultaram em receitas elaboradas no Sabor e Saber.

Mara visitou os empreendimentos Peixes da Amazônia e Frigorico Annasara (Foto: Kennedy Santos/Secom)
Mara visitou os empreendimentos Peixes da Amazônia e Frigorífico Annasara (Foto: Kennedy Santos/Secom)

Programa de formação em gastronomia

Idealizado pela primeira-dama, Marlúcia Cândida, Sabor e Saber foi promovido pelo governo do Estado em parceria com a Fieac.

“Estamos buscando com esses encontros, festivais, formação e intercâmbio promover a gastronomia como cultura alimentar e de hospitalidade. Um dos fatores que têm impulsionado o setor é a aposta do governo na agroindustrialização, com o incentivo às cadeias produtivas da piscicultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e florestal”, disse Marlúcia.

Escola de gastronomia

Para a fomentar a formação na área será implantada pelo governo do Estado, a Escola de Gastronomia e Hospitalidade, na Cidade do Povo.

“Será um centro disseminador da identidade e da cultura acreana, com empreendedorismo e sustentabilidade. Investir em gastronomia significa investir em pesquisa, desenvolvimento social, ambiental além de diminuir o distanciamento cultural, e gerar renda”, comentou Marlúcia Cândida.

As oficinas foram realizadas na Unidade Móvel de Panificação e Confeitaria do Senai, em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro de Rio Branco.

Sabor e Saber contou com o apoio do Deck Fresh Food & Lounge, Supermercados Araújo, gabinete da primeira-dama e Prefeitura de Rio Branco.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464