A garantia dos direitos humanos das mulheres é um dos principais pilares de atuação das políticas públicas do governo do Acre, desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres).
Com esse propósito, no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, no último dia 8, foram realizadas diversas atividades em Rio Branco, resultando no atendimento a mais de 500 mulheres.
Os atendimentos foram os mais variados, com palestras e rodadas de conversas voltadas à violência contra a mulher e orientações psicológica, jurídica e social.
Na manhã desta segunda-feira, 28, a Unidade Móvel de Atendimento estava com parceiros como a prefeitura de Rio Branco, Instituto Dom Moacyr e Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac) oferecendo atendimento às mulheres do bairro Belo Jardim e entorno.
“O enfrentamento à violência doméstica é o carro-chefe dos atendimentos da unidade móvel. Além dele, oferecemos informações sobre auxílio maternidade, planejamento reprodutivo, pensão alimentícia, benefícios sociais, aposentadoria e gravidez na adolescência”, destacou Regina Cavalcante, assistente social da SEPMulheres.
Exames de PCCU (preventivo), diabetes, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e corte de cabelo também foram realizados.
Quem buscou atendimento foi a dona de casa Sirlene Nogueira, que na oportunidade descobriu que é diabética. “Fui aconselhada a buscar urgente um atendimento mais detalhado para tratar a doença. Atendimentos como esses são importantes, porque podem salvar vidas”, frisou.