Quatorze de novembro é lembrado como o Dia Mundial do Diabetes. As secretarias de Saúde do Estado (Sesacre) e de Rio Branco (Semsa) desenvolvem, ao longo desta semana (10 a 14), diversas atividades de conscientização sobre a doença, como palestras, apresentação de teatro, verificação de glicemia e rastreamento nas unidades de saúde do município. O tema da campanha é “Vida Saudável sem Diabetes”.
Nesta sexta-feira, 14, no centro de saúde Augusto Hidalgo de Lima, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, a partir das 8 horas, haverá uma apresentação de teatro sobre saúde bucal e diabetes, além do teste de glicemia.
Segundo Érica Araújo, responsável pela área técnica de Hipertensão e Diabetes da Semsa, a campanha se estende por todo o mês de novembro.
O diabetes é uma doença acarretada pela deficiência total ou parcial de produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A causa está associada a fatores de risco, como obesidade, excesso de ingestão de açúcar e gordura, sedentarismo, estresse, alcoolismo, idade e hereditariedade.
Em Rio Branco, 6,4 mil pessoas têm diabetes, segundo dados da Semsa. O objetivo das campanhas é alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença, com ações de mobilização e conscientização sobre o problema, além do incentivo à mudança de hábitos, por meio da prática de atividades físicas e alimentação saudável.
“O diabetes não tem cura. Mas é possível controlar e levar uma vida normal, por meio de alimentação adequada, exercícios físicos e medicamentos. Infelizmente, milhares de diabéticos não sabem que são portadores da doença, portanto, só procuram ajuda médica quando os sintomas se agravam”, alerta Jocelene Soares, da Divisão de Doenças Crônicas da Sesacre.