A reforma e ampliação do Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima, e a Unidade Mista de Rodrigues Alves receberam, na quarta-feira, 9, visita técnica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), representada pela titular da pasta no Juruá, Catiana Rodrigues.
Avaliada em quase R$ 4 milhões, a reforma e ampliação do Hospital Abel Pinheiro, que contou com a parceria da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está prevista para ser entregue ao final deste mês. No local, foram revitalizados dois blocos, com troca de cobertura, forro e piso, revestidas paredes e esquadrias, restauradas portas, banheiros e janelas, feitas demarcações dos espaços de mobilidade para deficientes físicos em tratamento, além de construída a fachada, a cobertura da recepção, a entrada de emergência e o laboratório da unidade.
“O Juruá contará com um espaço mais adequado, que terá equipes qualificadas para levar os melhores serviços de saúde à população da região. O governo, por meio da Sesacre, vem transformando esta numa unidade de grande porte, que desafogará o Hospital do Juruá, referência para os pacientes da regional”, afirmou Catiana Rodrigues.
Por determinação do governador Gladson Cameli, o hospital será entregue à população totalmente pronto e modernizado, ofertando serviços como exames laboratoriais e de imagens, além de consultas médicas e, futuramente, cirurgias eletivas, após habilitação do centro cirúrgico junto ao Ministério da Saúde (MS).
Hélio Bentes, gerente-geral da unidade, comemorou o feito e disse que o governador está realizando um sonho dos habitantes locais. “Agora teremos condições de oferecer o melhor atendimento aos nossos usuários. Na fase final da obra, onde estamos fazendo reajustes e organização dos setores, agradecemos a todos envolvidos: o governador Cameli, o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar, e a titular da Sesacre, Paula Mariano. Todos, sem exceção, foram fundamentais na concretização desse sonho”, declarou.
Unidade Mista de Rodrigues Alves realizou mais de 20 mil atendimentos em 2021
Com mais de 20 mil atendimentos prestados à população, a Unidade Mista de Saúde de Rodrigues Alves fez história em 2021 e, em 2022, segue mantendo a seriedade, o compromisso e a regularidade nos atendimentos, apesar das dificuldades impostas nos dois primeiros meses do ano, com o surto das síndromes gripais, o que gerou grande procura por assistência em todas as unidades hospitalares do estado.
“Estamos sempre muito bem preparados para oferecer total assistência para quem mora no nosso município”, declarou o gerente-geral, Renilson Pequeno.
Composta por 90 funcionários, entre eles cinco médicos, sete enfermeiros, 15 técnicos de enfermagem e dois radiologistas, a unidade de urgência e emergência vem recebendo grandes investimentos da gestão de Cameli, como nova ambulância, aparelho de raio-X, respirador, eletrocardiograma e monitor cardíaco, além de capacitação da equipe.
Catiana Rodrigues fez ponderações acerca do compromisso da Sesacre em manter o pleno funcionamento e a qualidade dos serviços na unidade.
“Em nosso planejamento, buscamos priorizar as demandas, principalmente as relacionadas a médicos da unidade. Apesar das dificuldades, multiplicamos os esforços e conseguimos manter a qualidade dos serviços e atender todos os pacientes que procuraram ajuda. Uma das medidas foi a garantia de extra aos médicos, adquiridos por meio da titular da Sesacre, Paula Mariano, que asseguraram a manutenção dos serviços”, esclareceu.