O governo do Acre está adotando várias medidas para a ressocialização dos reeducandos, por meio de vários cursos profissionalizantes que estão sendo realizados nas unidades prisionais do Estado.
A Unidade Penitenciária 04 (UP-04), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AC), oferece cursos de pedreiro, pintor e instalador hidráulico.
Durante esta semana foi formada uma turma com 20 detentos no curso de pintura predial, como explica o diretor da unidade, Denis Leandro Picolo. “Essa é uma política que estimula o detento a adquirir uma profissão, pois, dos mais de 70 socioeducandos, 62 estão envolvidos em cursos, aulas ou trabalhos sociais que a unidade oferece”, destacou.
O diretor da unidade ressalta ainda que, além dos cursos profissionalizantes, são realizados trabalhos que tiram os tiram da ociosidade, ou seja, uma ocupação para que, no cumprimento de suas sentenças, eles possam refletir e serem tratados psicologicamente com trabalhos na unidade.
“Temos a produção de hortaliças, que gera renda para a própria unidade. Cultivamos cheiro-verde, alface, couve, tomate, entre outros, e vendemos a preços acessíveis. Basta procurar a direção da unidade para adquirir esses produtos. Toda a renda é revestida para a melhoria da unidade”, explicou Picolo.
Outras atividades são a marchetaria e o artesanato, que já formaram várias turmas e se tornaram fonte de renda para alguns detentos, pois eles produzem e os familiares comercializam os produtos. Durante a Expoacre 2015, no estande de Pequenos Negócios, alguns detentos puderam expor suas criações e ainda fazerem negócios.