O laboratório da UPA Franco Silva (UPA da Sobral) tem a previsão de ser entregue em abril deste ano. Enquanto não está finalizado, a logística foi aperfeiçoada para que a demanda fosse atendida, por meio de parceria com a UPA do Tucumã. E a partir desta semana, os dados coletados vão ter resposta online.
A gerente da UPA da Sobral, Mirtes Goes, explica que a unidade conta com sala de coleta, todavia todo material era enviado por transporte terrestre para a outra unidade, a fim de realizar as análises. O resultado levava em média oito horas para retornar. “Agora vai levar de três a quatro horas”, destaca.
A UPA do Tucumã funciona até as 22 horas e as demandas noturnas eram então enviadas então para o Pronto de Socorro. O que segundo a bioquímica da UPA da Sobral Letícia Cezarotto gerava sobrecarga, já que somadas as demandas diminuía-se o tempo de resolutividade. “Não era possível obter resposta imediata nem para a emergência”, diz Cezarotto.
“Nós estamos enviando estruturas físicas e digitador para a UPA da Tucumã, assim os dados serão inseridos no Hospub, um sistema fornecido pelo Ministério da Saúde”, explica o gerente da enfermagem, Michel Paes.
Esta era a maior dificuldade que passa a ser superada pelo diálogo e parceria das UPAs. A organização otimiza os procedimentos, atendendo melhor os pacientes e o trabalho em rede gera maior eficiência na rede pública.