Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Usina de Arte finaliza cursos com apresentação do experimento cênico Embiricica – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Usina de Arte finaliza cursos com apresentação do experimento cênico Embiricica

No primeiro semestre deste ano, dando continuidade ao programa de formação artística, a Fundação Elias Mansour (FEM) abriu turmas de cursos de formação inicial de teatro, música e artes visuais. A atividade teve início em junho e se encerra no dia 31 de agosto com a apresentação do experimento cênico Embiricica. O currículo dessas turmas  trouxe a proposta da integração das linguagens resultando na montagem desse espetáculo, que traz uma dramaturgia criada nas narrativas de cordel e em simbologias presentes na cultura acreana.

O figurino e o cenário foram concebidos esteticamente com as xilogravuras criadas durante o curso de Artes Visuais e a paisagem sonora foi criada pelos alunos da turma de música a partir de ritmos com instrumentos musicais percussivos produzidos com materiais reutilizáveis.

Percebendo a necessidade de realizar um trabalho mais sensorial, capaz de conectar os alunos com a natureza, os professores buscaram aproximá-los das raízes e memórias culturais de seus pais e avós, que foram crianças num tempo em que as brincadeiras aconteciam nos quintais, nos rios, nas ruas, nas árvores. O que bem pouco hoje acontece, mesmo nestas terras amazônicas.

Ensaio do experimento cênico Foto: Hannah Lydia

Para chegar a esta conexão foi preciso trocar o espaço convencional do teatro e suas paredes por um cenário natural, aberto, levando as turmas para o entorno do pequeno lago rodeado de árvores, existente no terreno da Usina. O uso desse espaço também proporcionou a aproximação de funcionários, que diariamente puderam vivenciar, como público, o processo de montagem desde o princípio.

Lucas Matheus, funcionário de apoio na instituição, relata que há uma variedades de movimentos e formas de atuar que são muito peculiares, formas de olhar, dançar, correr, gritar, vestimentas e falas. “Embora eu não tenha um olhar técnico, pude observar a dedicação e ótima atuação referente ao primeiro curso dos alunos. Eles mergulham na interpretação, buscando passar ao máximo para o público aquilo que aborda o tema. E o efeito sonoro utilizado pelos músicos trouxe ainda mais emoção em relação à peça”, comentou Lucas Matheus.

A ideia foi conectar os alunos com a natureza, e aproximá-los das raízes e memórias culturais de seus pais Foto: Hannah Lydia

Este curso possibilitou um diálogo entre diversas linguagens artísticas e uniu valores significativos para a construção da cidadania ao associar arte, meio ambiente e educação. Foram três meses de curso, tempo em que os alunos aprenderam, criaram, encenaram e trocaram experiências que levarão ao logo de suas vidas como sementes plantadas.

Alunos de teatro na realização de ensaio cênico Foto: Hannah Lydia

O professor de música, Daniel Albuquerque, destaca que o trabalho desenvolvido pela turma é levar para a comunidade um novo olhar a respeito de materiais que são desperdiçados, mas que podem ser reciclados e assim utilizados na confecção de instrumentos musicais e muitos outras obras.

“A ideia é levar o aluno a pensar e criar, tornamos o papelão em uma fonte de produção musical, desenvolvendo juntos ideias interessantes, utilizamos também a pele de boi, que até então não tínhamos utilizado,” comentou Daniel Albuquerque.

Construção de instrumentos musicais com papelão Foto: Hannah Lydia

Uma das atividades desenvolvidas durante o curso foi a xilogravura, que é uma técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. A xilogravura chegou ao  Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo, a xilo foi  utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. No curso, diversas gravuras foram produzidas pelos alunos, fizeram várias figuras de animais, objetos, personagens e elementos da presentes na cultura acreana.

“Todas as atividades desenvolvidas no curso de xilogravura foram para ilustrar a literatura de cordel. Utilizamos tinta tipográfica e rolinho de borracha para a impressão. Toda a experiência na utilização desses materiais foram importantes para o resultado final,” frisou Rosilene Nobre, professora de Artes Visuais.

Diversas gravuras foram produzidas pelos alunos do curso de xilogravura Foto: Hannah Lydia

Para a coordenadora da Usina de Arte, Simone Pessoa, é importante desenvolver os projetos artísticos integrados, porque “o diálogo entre as diferentes linguagens amplia o olhar do aluno para o aprendizado por meio da troca de experiências, além de levá-los a perceber que os processos criativos, nas artes, não acontecem de forma fragmentada,” destacou.

O experimento cênico Embiricica acontecerá nos dias 31 de agosto e 07 de setembro, na Usina de Arte João Donato, às 18h30, com entrada totalmente gratuita e classificação livre.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464