A vice-governadora do Estado Nazareth Araújo conheceu as plantações de café que estão em fase de pesquisa na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Rio Branco, na manhã desta sexta-feira, 10.
A visita da vice-governadora fez parte do Dia de Campo dedicado a abordar a cultura do café no Acre, com pesquisadores, estudantes e agricultores, entre outros profissionais.
Nas plantações, os visitantes puderam conhecer o cultivo do café por semente e clonal, controle de doenças e pragas, diferencial da lavoura com e sem irrigação, colheita, secagem de grãos e dados econômicos do produto no Acre. Pesquisadores da Embrapa indicam, por exemplo, três tipos de café para cultivo no estado: coffea arabica, coffea canephora e conilon.
“Estamos testando nossas espécies em diferentes regiões do estado para verificar como se comportam, além de orientar sobre controle de pragas e doenças, e irrigação. Isso tudo para que possamos recomendar aos produtores os melhores materiais de café indicados para as melhores regiões de plantio”, explicou o chefe de pesquisa da Embrapa, Jacson Negreiros.
Leia também: Dia de campo debate tecnologias para cultura do café
Atualmente, os agricultores do Acre conseguem produzir, em média, 15 sacas de café por hectare. Uma parceria que envolve pesquisa, orientação, fomento, distribuição gratuita de mudas e controle de resultados busca aumentar a produtividade para 100 sacas por hectare.
Esse trabalho é executado pelas secretarias de Estado de Agropecuária (Seap) e de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), e Embrapas do Acre e Rondônia.
“Essa grande parceria resulta no aumento da produção e no crescimento da economia do café, além de manter uma cultura ambientalmente sustentável, ao fazer áreas já degradadas renderem mais sacas do produto”, destacou a vice-governadora Nazareth Araújo.
A produção de café estimada para a safra deste ano no estado é de 28 mil sacas, o que corresponde a 1,4 mil toneladas de café. Com plantações concentradas em Acrelândia e Plácido de Castro, o café ocupa 2,1 mil hectares de plantio.