A vice-governadora Nazareth Araújo participou na tarde desta sexta-feira, 5, em Rodrigues Alves, da certificação de 198 jovens beneficiados com os cursos de Pintor Industrial, Obras Imobiliárias, e Corte e Costura, oferecidos pelo governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE), fruto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Os investimentos foram da ordem de R$ 348 mil e beneficiaram jovens da zona urbana de Rodrigues Alves e das comunidades Nova Cintra e Profeta.
“Por não possuir qualificação profissional, fiquei anos desempregada e sem perspectivas de encontrar um emprego. A sorte é que temos um governo que olha e assiste quem mais precisa. Já estou atuando, e com a minha renda tenho melhorado a vida da minha família, mesmo em tempos de crise”, contou Lucilene Maia.
Os cursos do Pronatec buscam ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Nazareth Araújo destaca a importância da iniciativa: “É a preparação do cidadão por meio de uma formação profissional, a fim de que ele possa aprimorar suas habilidades para executar funções específicas demandadas pelo mercado de trabalho. Graças ao esforço do nosso governador Tião Viana, já alcançamos 27 mil pessoas com cursos de qualificação profissional, resultando em mais geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida dos acreanos”, frisou.
Mercado mais exigente
“A cada dia o mercado de trabalho fica mais exigente, e isso está fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças. A qualificação profissional surge, dessa forma, como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional”, disse a diretora-presidente do IDM, Rita Paro.
O prefeito Francisco Ernilson, o Burica, contou que sabe da importância da formação profissional na vida dos jovens. “Assim, eles não se acomodam aguardando trabalho da administração pública, tornando-se os próprios patrões. Com isso, todos saem ganhando”, afirmou.