A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza nesta terça-feira, 7, no auditório do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (Datasus), oficina de acompanhamento do processo de integração dos dados do Projeto Vida no Trânsito.
O projeto é idealizado pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo diminuir o número de pessoas vítimas de acidentes em todo o país. O evento conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência Municipal de Transporte (Rbtrans) e Polícia Rodoviária Federal.
“O propósito específico desse debate é trabalhar no processo de integração de dados, na análise das informações e nos avanços na redução de acidentes de trânsito em Rio Branco”, ressalta Lisandro Abulatif, representante do Ministério da Saúde e facilitador da oficina.
Em Rio Branco, de acordo com os dados do Projeto Vida no Trânsito, no primeiro trimestre de 2014, foram contabilizados 1.010 registros de atendimento por acidentes de trânsito. Os fatores mais relacionados para a ocorrência de acidentes graves são excesso de velocidade, conduta inadequada de motociclistas, mistura de álcool e direção e problemas de infraestrutura.
“Cada acidente reflete negativamente na saúde, com grande déficit nos cofres públicos. Em nossa capital vemos semanalmente mais de 15 leitos nos hospitais ocupados por vítimas no trânsito. É muito salutar que este debate tenha como foco principal salvar vidas”, destaca o diretor do Detran, Gemil de Abreu Júnior.