A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap) tem intensificado o trabalho de acompanhamento técnico nas áreas de cultivo de café em todo o estado. Nos últimos dias, a equipe responsável pela assistência esteve no Alto Acre visitando as lavouras cafeeiras da região.
Em Assis Brasil, foram escoados mais de 36,5 toneladas de café em coco (com casca) durante o ano de 2015. Para este ano, a previsão é de crescimento da produção, já que os produtores estão recebendo acompanhamento técnico e os tratos culturais necessários para o bom desenvolvimento da lavoura.
É o caso, por exemplo, do produtor rural Francisco Silvestre, morador do Ramal do Livramento, que recebeu as mudas no ano de 2013 e que já está com o cafezal em produção. “Esse tipo de acompanhamento é importante para que a gente saiba o que fazer corretamente para aumentar a produção”, afirma.
A visita também é importante para que a equipe oriente os produtores sobre a melhor forma de corrigir falhas nas lavouras. Esse foi o caso do plantio do agricultor Gerson Aparecido, morador do Projeto de Desenvolvimento Social Porto Carlos, no município de Brasileia, onde a produção de café foi prejudicada por causa da forte seca no ano passado.
“Aqui o prejuízo será minimizado exatamente por conta da adoção das técnicas que sugerimos, como envergamento da haste principal, adubação e podas de formação. Como a produção significativa é realizada a partir do terceiro ano, o produtor está bastante otimista, mesmo com a falta de chuvas que prejudicaram o crescimento do café em 2015”, explica Michelma Lima, agrônomo da Seap.