A Mostra Viver Ciência Itinerante já se consolidou como um espaço para intercâmbio cultural e científico entre os estudantes de diversas regiões do Acre e de países vizinhos. Prova disso tem sido a participação de alunos de instituições bolivianas no evento realizado na regional do Alto Acre.
Além das escolas de Brasileia e Epitaciolândia, pelo menos quatro colégios sediados em Cobija, capital do Departamento de Pando, na Bolívia, integraram as atividades da mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os alunos bolivianos fizeram uma apresentação de rap na abertura do evento, realizada na noite de quinta-feira, 10. Na manhã desta sexta, 11, estudantes das séries iniciais do ensino fundamental apresentaram uma peça de teatro com dicas simples de como evitar o desperdício de água.
Cailita Furtado, aluna do 3º ano, disse que todos devem fazer sua parte e que as crianças também podem ajudar. “Estamos participando deste projeto socioprodutivo para falar e apresentar a necessidade de cuidar da água para viver bem.”
Autoridades do país vizinho prestigiaram o evento. Andreas Delgado, subdiretor de Educação do ensino regular de Pando, disse que a Mostra Viver Ciência Itinerante é um espaço para que os professores da Bolívia conheçam novos métodos de ensino e pesquisa. “Estamos na fronteira e precisamos realizar intercâmbios entre os professores dos dois países. Iniciativas como esta fortalecem a relação entre os dois países.”
Segundo a diretora de Inovação da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Cleide Prudêncio, o governo já desenvolve diversas iniciativas em parceria com a Bolívia e o Peru.
“O Acre já trabalha em parceria com os países de fronteira em diversas iniciativas. Estudantes desses países já tiveram a oportunidade de participar de outras edições da Viver Ciências e foi uma experiência positiva, por isso eles foram convidados para estar conosco novamente”, afirmou.